Na Educação Infantil as interações e as brincadeiras são eixos estruturantes das práticas pedagógicas. Ou seja, tanto as interações quanto as brincadeiras estão presentes no cotidiano e nas experiências propostas aos educandos. A partir disso, para auxiliar e orientar a prática pedagógica das escolas, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece seis direitos de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento das crianças, como: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
Explorar é o direito de participação e da autonomia das crianças, onde são evidenciados os desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; Além de estimular a auto-organização durante as ações cotidianas.
A arte, a escrita, a ciência e a tecnologia, como modalidades de cultura, permitem que as crianças possam explorar, dentro e fora da escola, movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos e elementos da natureza.
Para se aprofundar em uma cultura é preciso ir além do que é sobreposto, portanto, é preciso explorar o que há de arte, ciência e tecnologia ao redor, criando momentos de reflexão e, a partir da observação e escuta, que o professor perceba o que é pertinente possibilitando às crianças novas aprendizagens.