As escolas da Rede Calábria fundamentam suas propostas baseadas na Base Nacional Comum Curricular. A BNCC é um documento que determina o conjunto de competências gerais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica — que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Os campos de experiências precisam ser trabalhados com intencionalidade pedagógica. Isso significa planejar atividades que integrem o que está proposto no currículo com os interesses e ideias das crianças do grupo. A partir da escuta ativa da turma e do conhecimento aprofundado do documento curricular, a educadora promove aprendizagens significativas às crianças.
Elas fazem parte de todos os momentos da jornada na Educação Infantil, como: acolhida e despedida; atividades de livre escolha; momentos de grande grupo; momentos de pequenos grupos; momentos na área externa; rotinas de cuidado e diferentes contextos de aprendizagem, como atividades dirigidas pelo professor, festividades e encontros com as famílias, roda de conversa e hora da história.
Em nossas escolas a implantação da BNCC vem acontecendo gradualmente desde 2018, onde nossas educadoras têm participado de formações continuadas visando o entendimento desse novo modelo de prática pedagógica para que assim possam propor para e com nossas crianças experiências realmente significativas e interessantes.
O carisma calabriano está presente nas propostas e é um dos diferenciais das escolas. Os valores legados pelo fundador da Obra São João Calábria incrementam as atividades com valores humanos e elementos essenciais para o amadurecimento dos atendidos em vista a despertar a empatia, respeito, amizade, fraternidade, humildade e caridade.
O conhecimento oferecido nas escolas pretende assegurar uma formação humana integral com foco na construção de uma sociedade inclusiva, justa e democrática. Para a primeira etapa da Educação Básica, a escola deve garantir seis direitos de desenvolvimento e aprendizagem, de forma que todas as crianças tenham oportunidades de aprender e se desenvolver.
A grande mudança da proposta pela BNCC na Educação Infantil está na definição de seis direitos fundamentais para as crianças de 0 a 5 anos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Durante as próximas semanas, as escolas infantis vão unir esforços para publicar ainda mais notícias e informações sobre como é realizado o atendimento às crianças nas unidades. Momento importante de integração e partilha entre a educação infantil, o público atendido e a comunidade.