Proteção
Social
Básica
Tem como objetivo atuar de forma a prevenir situações de risco social e vulnerabilidades, por meio do planejamento e execução de ações que potencializem a acolhida, aproximação do cotidiano das famílias e o fortalecimento de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social.
Acolhida, estudo social, visita domiciliar, orientação e encaminhamentos, grupos de famílias, atividades comunitárias, campanhas socioeducativas, comunicação e defesa de direitos, acesso à documentação são alguns dos temas essenciais ao serviço.
Todos os serviços da proteção social básica são desenvolvidos no território de abrangência do CRAS, em especial os Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos. Neste cenário, o público-alvo são famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, dificuldade em acessar serviços públicos, com fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade.
Projetos oferecidos neste programa:
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Experiências lúdicas, de integração e participação cidadã compõem este projeto, que é dividido em duas frentes e atende beneficiários de 6 a 15 anos e de 15 a 17 (Trabalho Educativo). Educação ambiental, atividades manuais, mercado de trabalho, fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e de grupo são alguns dos elementos fundamentais deste programa, que faz parte da proteção social básica.
Serviço de Atendimento às Famílias
Realiza ações a famílias que precisam de cuidado, com foco no acesso a informações sobre questões relativas à primeira infância, à adolescência, à juventude, ao envelhecimento e às deficiências, a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades. O serviço é referenciado nos CRAS, executado apenas pela rede conveniada.
Veja abaixo as unidades da Rede Calábria em que ocorrem
as atividades do SCFV:
Centro de Promoção da Infância e da Juventude
Localizado no bairro Restinga, na Rua Mississipi, nº 130, o CPIJ é uma instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 0 a 18 anos, visando a promoção integral de suas vidas. Atuando na assistência social e educação, desenvolve atividades socioeducativas nas áreas de cultura, esporte, lazer, artes, linguagens, tecnologia, saúde, ecologia e espiritualidade, a partir de uma perspectiva pedagógica calabriana, em projetos e serviços realizados em parceria com iniciativas públicas e privadas.
Unidade Francisco Cipriani
Localizado no bairro Restinga Nova, na Rua Álvaro Delfini, nº 350, junto à Capela Sagrado Coração de Jesus, uma das comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, a Unidade Francisco Cipriani conta com salas de atendimento, cozinha, refeitório, praça para recreação e uma quadra poliesportiva coberta. Atuando na assistência social e educação, realiza em média 220 atendimentos e conta com 12 funcionários.
Unidade Santa Teresinha
Localizada no bairro Restinga – Vila Castelo, na Rua Treze de Maio, nº 57, junto a Capela Santa Terezinha, uma das comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, a Unidade Santa Teresinha foi inaugurada em 2004, sendo totalmente reconstruído no ano de 2012, passando do atendimento de 40 para mais de 200 educandos. O espaço comporta salas para a acolhida das turmas e desenvolvimento de atividades, uma quadra poliesportiva, refeitório, cozinha e pracinha com equipamentos para recreação.
Centro de Educação Profissional São João Calábria
Localizado no Bairro Vila Nova, na Estrada Aracajú, nº 650, atua na Zona Sul de Porto Alegre desde 1962 como um espaço de acolhida e proteção com foco na formação integral de crianças, jovens e adolescentes, o Centro trabalha também pela profissionalização de jovens com vistas à inserção ao mundo do trabalho e à cidadania plena. Atualmente, desenvolve suas ações em duas áreas de atuação: cursos profissionalizantes e projetos sociais, ambas voltadas para os mais necessitados: crianças, jovens, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Unidade São João Calábria
Localizado no bairro Restinga – 5º Distrito, acesso Dois, 50, o espaço atende mais de 40 jovens, distribuídos em dois turnos, desenvolvendo atividades culturais e recreativas diversas como artesanato, esportes, cidadania e jogos e brincadeiras lúdicas, além de propostas para o fortalecimento de laços familiares e comunitários. A iniciativa é uma parceria entre o CPIJ, comunidade local e Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia.
Unidade Vila Gaúcha
Localizada no Bairro Santa Tereza, na Rua Dona Maria 50, acesso 4, a Unidade Vila Gaúcha está inserida em uma comunidade de extrema carência, onde não há saneamento básico e alguns serviços públicos básicos não atendem a comunidade devido à falta de acesso. Atende mais de 25 educandos nos turnos da manhã e tarde, desenvolvendo atividades socioeducacionais. O espaço conta com cozinha, refeitório, 02 banheiros, salas de atividades e informática.
Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima
Localizada no Bairro Bom Jesus, Rua 13, nº 64, a unidade conta com uma estrutura que atende beneficiários de 6 a 15 anos em turnos inverso ao da escola, oferecendo atividades de informática, música e canto, capoeira, esporte, reforço escolar e acompanhamento com as famílias.
Centro de Referência de Assistência Social – Centro Sul
Localizado no Bairro Cavalhada, Rua Arroio Grande, nº 50, o CRAS Centro Sul é uma unidade pública estatal descentralizada que atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas.
Proteção
Social
Especial
Média Complexidade
Tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.
Oferece atendimento socioassistencial às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social por ameaça ou violação de direitos, cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos e que demandam intervenções especializadas, assim como: violência sexual, física, psicológica, situação de rua, trabalho infantil, além de outras.
O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Projetos oferecidos neste programa:
Programa de Abordagem Social - Ação Rua
Criado em 2007 pela Prefeitura de Porto Alegre/RS o programa tem por objetivo a abordagem social de pessoas em situação de rua na capital. O Calábria é um dos núcleos que executa o programa na Região Sul/Centro Sul, objetivando identificar situações violadoras de direitos, como o trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, entre outras e busca a inserção na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas de garantia dos direitos.
Proteção
Social
Especial
Alta Complexidade
Tem por objetivo garantir proteção integral a pessoas ou famílias com vínculos familiares rompidos e direitos violados, necessitando de segurança de acolhida, afastamento temporário do grupo familiar ou afastamento da sua comunidade de origem.
Este programa atua a partir de diferentes tipos de modalidades com objetivo de garantir proteção integral a pessoas ou famílias com vínculos familiares rompidos e direitos violados. A organização do serviço garante privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.
Acolhida, escuta, desenvolvimento familiar e social, apoio à família na sua função protetiva, acompanhamento e monitoramento dos indivíduos são alguns dos olhares essenciais as atividades incluídas nesta faixa de atendimento.
Projetos oferecidos neste programa:
Acolhimento Institucional - Casas-lares
Crianças e Adolescentes
Serviço de acolhimento institucional destinado a crianças e adolescentes sob medida de proteção, aplicada pelo Poder Judiciário, em situação de risco, com vínculos familiares rompidos, onde são acolhidas, cuidadas e acompanhadas por pais sociais e equipe técnica multidisciplinar até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou o encaminhamento para família substituta.Idosos
Em gestão compartilhada com a FASC, constitui-se em uma residência destinada a idosos sós ou afastados do convívio familiar e em situação de rua, sem condições socioeconômicas para sua sobrevivência. É uma modalidade de acolhimento institucional que visa o cuidado e a garantia de direitos desse idoso, promovendo a participação, convivência comunitária, organização, autonomia, cidadania e a dignidade no envelhecimento do idoso acolhido.Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte - PPCAAM
É o programa que protege crianças, adolescentes, jovens (até os 21 anos incompletos egressos do sistema socioeducativo) e seus familiares quando a rede de proteção e a família não dispõem de meios convencionais para afastar o risco. O PPCAAM/RS é executado pela Rede Calábria desde 2013 desenvolvido a partir da parceria com a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS).