Fiel ao carisma de São João Calábria, que nos ensina a confiar plenamente na Divina Providência e a testemunhar o amor de Deus por meio de gestos concretos, a Rede Calábria viveu um tempo especial de encontro, comunhão de propósito e fraternidade. Em cada unidade, idosos, jovens, crianças, educadores e colaboradores reuniram-se para celebrar o verdadeiro significado do Natal, à luz da espiritualidade e dos valores calabrianos. Foram dias marcados por confraternizações, vivências pedagógicas e momentos de convivência que despertaram sorrisos, abraços, risadas e muito afeto, devolvendo o brilho nos olhos e reacendendo o encantamento natalino.
Entre as iniciativas, a turma Honestidade, do Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ), preparou uma homenagem delicada em um espaço especial da sala de aula. Com simplicidade, criatividade e profunda espiritualidade, os educandos confeccionaram desenhos e enfeites artesanais para compor o ambiente. Gravetos, palitos e barbantes foram ressignificados com amor, tornando-se símbolos de fé. As crianças também prepararam a Estrela do Advento, utilizada para decorar a árvore de Natal da turma, reforçando o sentido de espera e preparação para o nascimento do Menino Jesus.



Gravetos, palitos e barbantes formaram símbolos de amor e esperança.
No Centro Dia do Idoso (CDI) de Porto Alegre, os idosos vivenciaram um dia inteiro de programação variada, com dinâmicas que fortaleceram os vínculos fraternos. Em um gesto de comunhão e partilha, a unidade da Zona Norte visitou a Zona Sul para celebrar esse momento especial. O encontro teve início com um café da manhã acolhedor, seguido de muita conversa e integração. Em uma das dinâmicas, cada participante desenhou o contorno de sua mão em papel verde, escreveu seu nome e colou a produção em um painel coletivo, formando uma árvore natalina composta por mãos, nomes e histórias que se entrelaçam. O gesto simbolizou a colaboração, a amizade e o companheirismo que sustentam essa verdadeira árvore da esperança.


Idosos do CDI Zona Sul construíram uma árvore de natal com o desenho de suas mãos.
A celebração seguiu com música e dança, convidando todos a formarem pares e se apresentarem em um clima de alegria e festa. Como sinal de gratidão, o CDI Zona Norte presenteou a unidade da Zona Sul com uma grande mandala colorida, confeccionada artesanalmente pelos próprios idosos. Entre partilhas e trocas, foi realizada uma Ceia de Natal durante o almoço, além de um animado karaokê com músicas natalinas, que embalou a tarde e contagiou a todos. Em Farroupilha, os acolhidos também celebraram o Natal com um almoço ao ar livre, em meio à natureza, como símbolo da renovação da vida e da esperança que o nascimento de Cristo nos traz.




O encontro de Natal do CDI Zona Norte com o CDI Zona Sul foi um momento de convivência, trocas e sorrisos.


Almoço de Natal no CDI Farroupilha.
Na Restinga, o Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ) revelou todo o potencial de suas crianças na tradicional Celebração de Natal, que contou com a participação da equipe de educadores, coordenação e das verdadeiras “Estrelas da Esperança”: os educandos. O evento foi marcado pelo protagonismo e talento dos participantes. Mais de 400 pessoas estiveram presentes no ginásio para prestigiar apresentações de canto, dança, artes marciais, teatro e outras expressões artísticas que encantaram o público. De forma sensível, a história de Jesus Cristo também foi encenada, transmitindo uma mensagem de amor, entrega e compaixão.
A coordenadora do Programa Construindo Futuros, Vivian Knevitz, acompanhada dos personagens Cindy Lou e do divertido Grinch, protagonizou momentos de descontração. Com suas tentativas atrapalhadas de “arruinar” o Natal, o personagem arrancou risadas e envolveu o público em um clima leve e festivo. Aberto à comunidade, o evento mobilizou toda a equipe do CPIJ, unida pelo propósito de cultivar a esperança, fortalecer a convivência fraterna e celebrar junto das crianças e de suas famílias.



Educandos durante apresentação na tradicional Celebração de Natal do CPIJ.
O Natal é tempo de esperança e pureza, que nos recorda o cuidado com a vida e a importância de expressarmos, por meio de gestos simples, que o amor e a presença são os maiores presentes que podemos oferecer. Em uma ação organizada pelo Deputado Zucco e sua esposa Joyce, as crianças da Casa Lar Cisne Branco receberam a visita do Papai Noel, que distribuiu presentes, abraços e afeto. Eufóricas com a ilustre presença, as crianças disputavam a atenção do bom velhinho, em um momento marcado pela alegria, pelo acolhimento e pelo verdadeiro espírito natalino.
Estas são apenas algumas entre tantas histórias de celebração vividas em nossa Rede, mas que expressam com fidelidade o espírito de fraternidade e de comunhão que nos une. Sustentados pelo propósito da Obra e pela missão da qual fazemos parte, esse espírito se faz vivo no cotidiano e se fortalece a cada novo ano.


A Casa Lar Cisne Branco recebeu a visita do Papai Noel em um encontro cheio de encantamento e ternura.
Como nos recorda São João Calábria: “Que grande festa a de amanhã! Mas, para nós, essa festa possui um caráter mais imponente, mais significativo: marca o começo de uma nova vida espiritual, totalmente voltada – mas totalmente mesmo – para o bem das almas que a Divina Providência dignou-se confiar aos nossos cuidados.” A Rede Calábria deseja a todos votos de paz, amor e esperança. Um Santo e Feliz Natal.