.
.
Fruto de parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e a Rede Calábria, a República para Idosos completou 5 anos de atividades neste dia 08 de outubro, sendo um local de transformação e ressignificação de vidas. O Projeto é pioneiro no RS e traz uma proposta de trazer autonomia para as pessoas idosas, contribuindo para sua ressocialização e reinserção social. Com uma equipe multidisciplinar e voluntários, é um local de vida nova e construção de sonhos.
.
.
A festa de 5 anos contou com a ilustre presença de idosos atendidos na Casa Lar para Idosos e voluntários especiais, além de membros da direção, agentes públicos e colaboradores da Rede Calábria. Um projeto construído a muitas mãos que faz toda a diferença como política pública para garantir cidadania, direitos e justiça social para as pessoas idosas beneficiadas.
Gratidão especial ao Banco Topázio pelo investimento no lindo bolo que alegrou a todos e também a todos os voluntários que dedicaram seu tempo para prestigiar a festa.
.
Em outubro de 2020, a Rede Calábria em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre deram início à República de Idosos. Nesta época, o contexto era de pandemia da Covid-19. E mais do que nunca era essencial um local de acolhida e promoção da vida de pessoas idosas. Daquele dia inaugural até hoje, muitas histórias já foram construídas na República de Idosos. Diversas pessoas recuperaram sua autonomia, projetos de vida e tiveram suas vidas transformadas. Hoje está unidade de atendimento pode acolher até 20 moradores.
.
Coral Idosos República de Idosos Outubro/2022 e atividade física orientada pela Fisioterapeuta voluntária
A república de idosos inova na modalidade acolhimento para idosos quando não dispõe de cuidadores, nem de equipe de enfermagem. A equipe de trabalho é formada por coordenação, técnicos sociais (assistente social e psicólogo) e educadores sociais, que irão acompanhar os idosos nesta etapa de descobertas, redescobertas e desafios.
Enquanto o idoso permanecer neste espaço sempre poderá contribuir com as incumbências da casa, mesmo que com limitações, e sempre se desenvolver com as atividades que são ofertadas no espaço de proteção como: workshops, oficinas de arte e atividades com a fisioterapeutas.
.
Almoço coletivo feito pelos idosos aos domingos. Aniversário 2º ano República.
O Sr. Alexandre concordou em dar seu depoimento, que é muito forte, e ilustra a importância das atividades. Ele explica, em suas próprias palavras, que estava no “fundo do poço”. E que graças a República de Idosos pôde encontrar novo sentido e propósito em sua vida. Ao se aposentar, conseguiu adquirir sua própria casa e viver com dignidade e cidadania. “Eu era um zumbi que usava drogas, sempre sob efeito de bebidas alcoólicas e vivia do lixo. Fui acolhido em um lugar que me deram coisas boas e me aposentei. Agradeço com muito amor a todos os funcionários, amigos que fiz e principalmente quem me tirou das ruas. Deus é testemunha do quanto é lindo este lugar”, comentou.
.
Jardim cultivado e cuidado pelos idosos
Pensando no objetivo de fomentar autonomia, mantê-los física e mentalmente ativos e promover a interação e comunicação entre eles, na República usa-se do recurso de jogos como baralho, dominó, uno, damas, oficinas de leituras, pinturas e atividades físicas orientadas por uma fisioterapeuta. Também é incentivado o uso de jogos da memória e montagem de quebra cabeças, bem como preenchimento de palavras cruzadas e uma pequena biblioteca para estimular os idosos a buscar a leitura. As atividades feitas por convidados e voluntários é sempre com o intuito de levar conhecimento para uso aqui na República, mas principalmente para a construção de uma vida autônoma.
Agradeço todos os dias a essa instituição, onde tenho segurança e acima de tudo amor. Recebi esse lugar como se fosse a minha casa um lugar abençoado e tranquilo. As refeições diárias suprem as nossas necessidades e aqui me sinto segura, feliz e agradecida – Graça Venturi, idosa acolhida desde 2022.
.
Oficina de pintura e Festa Julina
.
Cuidar dos idosos é um ato fraterno de amor e respeito com o ser humano. Projetos que olham pela vida e valorizam a história e experiência das pessoas fazem parte da causa estratégica de acolher e promover vidas, que está em sintonia com os valores calabrianos e relembra os primórdios da Obra a partir da acolhida, cuidado e olhar carinhoso para quem mais precisa. Que a Divina Providência siga abençoando com prosperidade esta causa tão especial que é o atendimento aos idosos.