Porto Alegre, 09 de maio de 2024.
Com muita fé na Divina Providência e confiança em Deus pai, a Rede Calábria e seus colaboradores, voluntários, apoiadores, sociedade civil e autoridades do poder público estão empenhados de mãos dadas para fazer todo o possível no suporte às pessoas impactadas pelo evento climático extremo que assola o Estado do Rio Grande do Sul.
Para este final de semana está prevista chuva forte em função de um ciclone extratropical próximo a Argentina. Infelizmente, a tendência de chuva para os próximos dias é mais um agravante para a situação que todo o povo enfrenta, em mais de 490 cidades afetadas.
Ao lado, imagem de uma unidade localizada no bairro Farrapos, em Porto Alegre.
Segundo relatório oficial do governo gaúcho, há o registro de mais de 105 óbitos confirmados e mais de 130 pessoas desaparecidas. Todos na Rede Calábria estão em oração e sintonia com ações práticas para seguir na missão de acolher e promover vidas da melhor forma possível.
.
Atualmente a Rede Calábria atende em cinco municípios gaúchos: Porto Alegre, Viamão, Muçum. Farroupilha e Encantado. Ainda é cedo para calcular o prejuízo humanitário e financeiro, impactando o atendimento às pessoas nas diversas causas de atuação nestas regiões.
Em Muçum, ainda há muita dificuldade de acesso à informação e contato com a comunidade local. Os relatos são de muitos estragos. As imagens são impactantes e dão apenas uma pequena parte da dimensão dos danos sofridos pela população em geral e unidades de atendimento de Educação Infantil. Em Encantado, Viamão e Farroupilha também houve relato de problemas na cidade, que solicitam voluntários, doações e abrigam centenas de pessoas desalojadas.
Registros fotográficos mostram parte da cidade de muçum submersa na água e também parte dos danos em locais onde o nível da água já baixou.
.
Já em Porto Alegre, a situação tomou patamares jamais vistos na história superando a pior enchente já registrada em 1941. Com mais de 5 metros e 40 centímetros de altura por vários dias, as águas do Guaíba e fontes próximas inundaram importantes bairros da capital, danificando escolas de educação infantil da Rede Calábria e causando danos a vidas e patrimônio de muitas pessoas.
Alimentos, produtos eletroeletrônicos, mobília e estrutura físicas foram prejudicados pela cheia do Guaíba. ainda não há como estimar com precisão o volume dos danos causados.
Como nível da água elevado e nova onda de chuva, é muito difícil presumir a real situação de perdas humanas e de infraestrutura nas cidades impactadas, seja no atendimento da Rede Calábria ou das comunidades em geral.
.
Com este momento de dificuldade, também brilha como um farol o amor de muitas pessoas entre voluntários, profissionais e apoiadores que estão dando tudo de si para ajudar as pessoas. Na Rede Calábria há o acolhimento emergencial, em Parceria com a FASC, de mais de 150 pessoas em situação de rua moradia.
A instituição também é ponto de entrega de doações, cooperando com a distribuição entre beneficiários e pessoas notadamente afetadas pela cheia dos rios. Hoje, ainda, a direção da Rede Calábria, em nome do Conselho Operacional, preparou um comunicado interno para todos os colaboradores com uma mensagem de paz, esperança e solicitando que os coordenadores de cada área mapeiem as necessidades dos profissionais da instituição que foram impactados em suas necessidades básicas para receberem apoio.
.
É um momento desafiador que exige união. E o povo gaúcho é um povo resiliente, que com certeza encontrará força e fé para amar ao próximo como irmão e irmã na dificuldade. Apoiando a reconstrução de dias melhores. Que Deus misericordioso abençoe a todos e dê coragem, esperança e força para seguirmos firmes enfrentando este desafio. Uma oportunidade para unirmos em um só coração o desejo de vivermos a fraternidade e reciprocidade para vencermos este momento.
Gratidão a todos os apoiadores, voluntários e colaboradores que estão ajudando com doações e atividades. Também ficamos felizes pela solidariedade e mensagens de apoio e esperança enviada de outras regiões do pais e de atividades internacionais da Obra calabriana.