Com a integração das atividades da Rede Calábria com o Abrigo João Paulo II, uma das propostas que vamos conhecer hoje é o Abrigo Residencial Cisne Branco, que completou 10 anos em fevereiro e acolhe crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos, residentes no Município de Viamão/RS, que estejam em situação de risco pessoal e social.
Com atendimento especializado, o acolhimento oferece moradia provisória para crianças e adolescentes em situação de abandono ou cuja a família ou responsável encontra-se temporariamente impossibilitado de cumprir sua função de cuidado e proteção. As crianças e adolescentes recebem um atendimento personalizado em uma rotina domiciliar que inclui o acesso à escola, às atividades socioeducativas, atendimento de saúde, à profissionalização, esporte e lazer, utilizando a rede existente na comunidade.
O serviço é desenvolvido em parceria com a prefeitura municipal de Viamão/RS e prevê o atendimento de até 20 beneficiários.
A coordenadora do projeto, Maria Parecida, conta que a Providência Divina se manifestou de inúmeras formas ao longo dessa história de uma década.
“O Cisne Branco produz diariamente novos sentidos para o viver, não apenas para os acolhidos, mas também para aqueles que têm a oportunidade de fazer parte de sua história”. – coordenadora do projeto Maria Aparecida.
.
A coordenadora lembra, ainda, de um dos casos mais emblemáticos encaminhados pela equipe, onde um beneficiário com glaucoma, HIV e diabetes chegou até o Cisne Branco e com o atendimento da equipe e o apoio da política de assistência social e saúde conseguiu recuperar sua qualidade visual e saúde para uma vida feliz e saudável.
Que a Divina Providência abençoe esta atividade para que se fortaleça cada vez mais na missão de acolher promovendo vidas. Sem dúvida a causa de acolher e abrigar as crianças está alinhada com o sonho do fundador São João Calábria para apoiar aqueles que mais precisam de ajuda.