Hoje, 19, houve a realização do tradicional projeto Interação Rua, que reúne voluntários e agentes da proteção e garantia de direitos em um ambiente para a oferta de serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Serviço Especializado de Abordagem Social Ação Rua (SEAS) da Rede Calábria/FASC.
Mais de 300 pessoas foram atendidas na manhã de hoje na Paróquia Ascenção, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, no bairro Teresópolis. O local, que é um conhecido Ponto de Cuidados da comunidade beneficiada pelo SEAS, hoje foi palco de um esforço coletivo pela promoção cidadã e de dignidade para o público atendido.
O Sr. Evilásio, um dos atendidos no local com corte de cabelo e vacinação, fez questão de dar um depoimento para agradecer o acompanhamento da Rede Calábria e dos agentes das políticas públicas em sua recuperação e superação da situação de rua moradia.
“A Rede Calábria é uma rede extremamente importante para quem está em situação de rua. É uma rede acolhedora, que encaminha as pessoas para ter uma vida melhor… Aconselho a todos que tem essa dificuldade a procurar a Rede Calábria”.
Hoje, o Sr. Evilásio possui moradia e uma vida digna. Até mesmo virou tutor da linda cachorrinha chamada carinhosamente de “Gimene”, que foi adotada da rua e tornou-se sua amiga inseparável rumo a uma vida cada vez mais próspera e feliz. Confira a entrevista completa abaixo ou siga na reportagem.
A coordenadora do Projeto SEAS, Daniela Soares, salienta que o sucesso e tradição do Interação Rua se deve à união de esforços de diversos agentes preocupados com o desenvolvimento social e a garantia de direitos.
A população de rua tem muita dificuldade de acessar serviços básicos como cuidado com a higiene, vacinação, documentos e organização jurídica. E o Interação Rua é uma oportunidade de estreitar laços com os beneficiários e ofertar diversos serviços e informações em um só lugar.
“Quando esse projeto iniciou em 2016 pensamos em criar um projeto que olhasse para o beneficiário em todas as suas necessidades. E graças ao esforço coletivo hoje é tradição e reúne muitos agentes importantes das políticas públicas e da cidadania”, salientou Daniela.
As propostas ofertadas aos atendidos incluíam corte de cabelo, assessoria jurídica, testes rápidos de DST’s, vacinação da gripe e covid-19, alimentação, banho, higiene pessoal, acesso aos benefícios sociais e muitos outros serviços essenciais para uma vida digna e cidadã.
A Rede Calábria agradece imensamente a todos os envolvidos e nomeia todos os parceiros para reconhecer a importância desta ação coletiva em prol dos mais vulneráveis. Os atendidos puderam ter contato com a equipe do Cadastro Único, equipe SEAS – Rede Calábria/FASC, Voluntários do grupo Sou Solidário do colégio La Salle São João, Consultório na Rua, AHF Brasil, Defensoria Pública, Unidade Básica de Saúde Alto Erechin, Unidade de Saúde Ipanema, Equipe de Pastoral da Rede Calábria e voluntários, e o importante apoio da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
O Interação Rua, ainda, será notícia na TVE no jornal das 18h30, no canal 7. Todos estão convidados para assistir e conferir ainda mais detalhes apurados pela equipe de reportagem. Amanhã o conteúdo estará disponível no Youtube.
O projeto Interação Rua está alinhado com o sonho do fundador São João Calábria por atitudes práticas em benefício das pessoas, atendendo quem mais precisa e indo onde ninguém mais vai. Gratidão a todos que contribuíram com este dia especial.
“Quem ajuda os mais frágeis experimenta o céu aqui na Terra” – são João Calábria.
Este texto pode ser reproduzido integral ou parcialmente desde que seja mencionada a autoria: Divulgação e fotos: Rede Calábria