Entre os dias 15 e 16 de agosto, a Rede Calábria terá o privilégio de acolher e expor diversas relíquias de São João Calábria pela primeira vez na história. Os objetos sagrados estão circulando pelas Obras calabrianas de todo o mundo e chegarão no Brasil para uma temporada de exibição à família calabriana.
A iniciativa faz parte das ações pelo jubileu de 150 anos de nascimento do fundador São João Calábria. Com certeza será um momento de profunda imersão na espiritualidade e mística calabriana, uma chance enriquecedora para profissionais, beneficiários e religiosos ligados à Obra.
A equipe de divulgação da Rede Calábria, em parceria com a Delegação Nossa Senhora Aparecida, irá preparar um tour virtual para que todos possam ter a chance de prestigiar as relíquias sagradas em detalhes, fortalecendo a fé e a dimensão espiritual.
Sapatos
São João Calábria sonhou uma Obra Missionária, que fosse até o fim do mundo…
Quando vivo não pôde fazê-lo, mas agora através das suas relíquias, ele vem nos visitar, em seus sapatos, que carregam em si, o seu desejo preciso de levar uma mensagem, que ainda hoje nos desafia:
Em que direção estamos indo?
Óculos
São João Calábria nos desafiou sempre a enxergarmos o mundo com os olhos da fé.
Os óculos que, muitas vezes, serviam para focalizar o que sua visão lutava para alcançar, mas certamente sua fé não precisava de outras lentes que não fossem as da Palavra de Deus.
Os óculos que nos visitarão continuarão dando voz ao Santo, que nos interpela:
Se ainda sabemos ler com a mesma fé os acontecimentos que nos questionam, hoje?
Cartas originais
São João Calábria foi uma pessoa que se relacionava com muita gente, mesmo sem quase sair do seu amado San Zeno in Monte. Através de cartas e bilhetes, ele falava com gente de todos os extratos sociais e em todo mundo.
E assim como para seus irmãos e irmãs da sua Família Carismática, ele enviava a mensagem, faça-te santo!
Quantas pessoas ele alcançou com suas cartas, escritas com paixão e energia, para exortar, consolar, admoestar e abençoar
Relógio
São João Calábria tinha uma forma muito original de ler o relógio, tê-lo sempre sincronizado com o tempo de Deus.
E o relógio parado nos desafia a fazermos o mesmo. Vamos tentar sincronizar com ele?
Carteira
Essa carteira, que chegará até nós, vem nos recordar, o que Calábria dizia e vivia, o princípio de que “a primeira providência é ter a cabeça encima do pescoço”, ou seja, a Providência existe, mas ela não chega até nós, sem que não tenhamos feito a nossa parte.
Por isso, que por mais estranho que pareça, a carteira de São João Calábria ainda fala muito fortemente sobre como poderíamos fazer uma gestão eficiente e eficaz hoje.
O desafio é, podemos associar a Providência a uma gestão eficaz e eficiente? Como?
Estola
Na exposição, virá até nós, sua amada estola, que ele a beijou muitas vezes antes de vesti-la. Ela fazia parte da sua pessoa enquanto sacerdote, vocação que acolheu e que com tanto esmero exerceu
Um valor simbólico comovente para abençoar a nossa missão.
Na reunião, estiveram presentes o Pe. Hermes, responsável pelo Setor Comunicação da Delegação, Gustavo, Luiz, Douglas e Ítalo da Rede Calábria, e a Ir. Justina, Pobre Serva. O objetivo foi planejar o espaço onde as relíquias serão expostas e como a visita será articulada com os diversos grupos interessados.
Uma das sugestões discutidas foi a realização de uma Missa na sede da Delegação, que contaria com a presença de todos os religiosos, colaboradores, irmãos externos, leigos calabrianos e a comunidade em geral.
Essa cerimônia especial marcaria o momento histórico da chegada das relíquias e permitiria vivenciá-lo com devoção, fé, amor e carinho.
Também será preparado um vídeo com um tour virtual pela exposição para que pessoas em geral possam prestigiar imagens em alta qualidade e a história por traz de cada relíquia. Para os profissionais e beneficiários da Rede Calábria, será elaborado um roteiro de visitação.
A Rede Calábria, a Escola de Educação Infantil Casa Nazaré, a Sede da Delegação e os Irmãos Externos manifestaram o desejo de acolher as relíquias de São João Calábria e vivenciar esse momento com profunda espiritualidade, buscando crescer na devoção a São João Calábria. A expectativa é que a visita das relíquias proporcione uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.
Texto com informações do site www.pobresservos.org.br.