Atualmente a Rede Calábria realiza a gestão de 14 escolas de educação infantil em Porto Alegre, com parceria da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, mais de 1400 crianças são atendias regularmente, entre 0 e 5 anos de 11 meses.
Em propostas de destaque do último mês, as educadoras abordaram temas relacionados à criatividade e às profissões. No Jardim B, da EEI Padre Natal, as crianças exploraram o projeto “Pequenos Cientistas”. O educador Ângelo criou um espaço propositor para estimular as crianças a pesquisarem e realizarem os desafios.
A descoberta da turma no novo ambiente foi mágica e cheia de descobertas. Uma das primeiras experiências realizadas com o grupo foi a “Absorção de Tinta”, na qual o educador mergulhou um palito de picolé no frasco com água e tinta diluída, onde puderam perceber a experiência acontecendo com o palito mudando de cor.
Ensinar ciências na Educação Infantil é permitir que as crianças explorem o meio em que vivem a partir de seu cotidiano. É por meio deste ensino que as criança desenvolvem sua imaginação e se tornam críticos frente as diversas curiosidades e problemas que podem ser colocadas a ela.
.
Já as crianças da turma do jardim B, da escola Tia Beth, vivenciaram o projeto “profissões que movem o mundo”. Este assunto foi escolhido por causa do grande interesse das crianças em criar brincadeiras e diálogos relacionados às profissões que fazem parte do cotidiano de cada um.
O projeto tem como intencionalidade explorar, conhecer e vivenciar assuntos relacionados às profissões existentes no cotidiano pessoal e educacional dos educandos de forma atrativa e lúdica. Para representar uma das profissões relacionadas à saúde, a escola acolheu a visita voluntária, enfermeira, Bruna Martin. Bruna iniciou com a visita ao espaço das profissões que as crianças criaram.
Com a conclusão das atividades, as crianças fizeram uma assembleia de relatos, onde Bruna explicou o quê sua profissão exige e os benefícios e atuar no ramo da saúde. O grupo adorou a visita da enfermeira Bruna e a convidaram para vir mais vezes. Como gestão de gratidão, a presentearam com um vaso de plantas.
Estas atividades favorecem o desenvolvimento cidadão das crianças e as incentivam a descobrir e explorar novos conhecimentos. Assim, há um investimento na formação integral dos alunos, abordando temáticas transversais que convergem para favorecer u ambiente que os ajuda a traduzir a realidade do mundo que os cerca.