Os educandos da Rede Calábria do projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram de propostas relacionadas à geometria e o desenvolvimento lógico-matemático. São atividades lúdicas, divertidas e envolventes que abordam diversos temas fundamentais para o avanço em competências importantes no processo educativo e de amadurecimento dos atendidos.
As ações visam atender os objetivos da Tipificação do Serviço Socioassistencial através de propostas pedagógicas e práticas recreativas adequadas às faixas etárias. Proporcionar atividades e brincadeiras estruturadas no SCFV busca fortalecer o convívio e socialização entre os beneficiários, favorecendo experiências que estimulem o desenvolvimento saudável das crianças.
Desse modo, no mês de abril, em atividade de destaque, educadores da Unidade CPIJ – Rede Calábria trabalharam nas propostas com foco nas competências ligadas à geometria e o desenvolvimento lógico-matemático com um olhar lúdico, divertido e articulado com a vivência e a realidade das crianças.
Nesse sentido, uma tarefa conduzida pelos educadores tratou de engajar os educandos a partir do TANGRAM. Um jogo antigo que se origina da seguinte lenda:
Diz a lenda que um sábio chinês deveria levar ao Imperador uma placa de jade, mas, no meio do caminho, o sábio tropeçou e deixou cair a placa que se partiu em sete pedaços geometricamente perfeitos. Eis que o sábio tentou remendar e, a cada tentativa, surgia uma nova figura.
Com essa breve história, a turma Harmonia passou a adentrar os mistérios das formas geométricas presentes no nosso cotidiano: Como as formas geométricas juntas trazem novas figuras? Como podemos desenhar com qualidade e precisão? Esses questionamentos têm permeado o mês dos educandos que desenvolvem competências de letramento e numeramento com registros nos cadernos de época referentes às medidas e formas.
Para a turma Respeito, por exemplo, são conduzidas atividades de construção de itens decorativos que trabalham com medidas e precisão matemática para desenvolver o olhar lógico e causal no entorno. Eles construíram mandalas sustentáveis a partir do reuso de CDs antigos e na proposta refletiram sobre circunferência e modos de medir as formas e objetos. Esse conhecimento torna-se essencial para o amadurecimento de um olhar analítico e científico na idade que os educandos estão. A partir das formas geométricas e a matemática se estimula o raciocínio lógico e a criatividade em compor novas formas de um modo lúdico e divertido.