Representantes do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) – Rede Calábria participaram de reunião no 37° Batalhão de Polícia Militar (37°BPM) para tratar sobre a segurança e proteção dos direitos humanos dos povos originários da área indígena do Planalto da Aldeia Indígena Pinhalzinho.
Pelo PPDDH – Rede Calábria, estiveram presentes no encontro a coordenadora do programa, Larissa Jorge; o advogado Cássio Gomes e a Aline Mendes, assistente social. Já o 37° Batalhão da PM foi representado pela capitã Nédia Giacomini e pelo Ten. Cel. Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior, comandante do 37ºBPM.
Larissa explica que procura-se promover a articulação com as forças de segurança e com o PPDDH em relação aos trabalhos realizados em áreas de conflito. A visita faz parte das estratégias do programa que visa atender e resguardar as pessoas, realizando atendimento na localidade.
De acordo com o Ten. Cel. Aguiar, dentre uma das tratativas da reunião, discutiu-se sobre a questão do cacicado da Aldeia Indígena Pinhalzinho de Planalto, que recentemente gera conflitos entre os próprios indígenas. O comandante Aguiar mencionou que apontou o trabalho que as forças policiais realizam na área e que o patrulhamento no local é realizado esporadicamente tendo em vista a atuação da Força Nacional na área indígena.
O comandante explica, ainda, que mencionou aos demais envolvidos na reunião sobre as características do local e sobre algumas denúncias que são efetuadas sobre possíveis atentados na região. A Rede Calábria agradece a acolhida e a colaboração com o trabalho.
Conheça mais sobre o PPDDH: https://calabria.com.br/rede-calabria-completa-tres-meses-de-atendimento-no-programa-de-protecao-ppddh/