Educadores da Rede Calábria estão empenhados em momentos de formação e aprendizado nestes dois primeiros meses do ano. As diversas Unidades da Rede Calábria acolhem profissionais, todas as sextas-feiras, para atividades de enriquecimento profissional.
O desenvolvimento e a educação acompanham os bons profissionais por toda a vida, desde a infância até a longevidade. Pensando nesse desenvolvimento e na aquisição de novas técnicas e habilidades, o coordenador pedagógico do Projeto Educação Integral da unidade CPIJ realizou uma oficina de malabares com os educadores.
A proposta acrescenta mais uma atividade no repertório artístico para trabalhar com os educandos. Foram trabalhados dois aparelhos de malabares: 3 bolinhas e swing poi. Após um exercício de alongamento para soltura das articulações e músculos mais utilizados (superiores), iniciaram com exercícios básicos de bolinhas.
O primeiro passo, com uma bolinha, era jogar de uma mão para outra e, assim, sucessivamente, aumentando a dificuldade até iniciar o ritmo com três bolinhas. No Swing poi, foram pensados os planos possíveis de giro (superior, inferior, frente e costas, lados) no instrumento para, então, iniciar com as diferenciações rítmicas possíveis (síncrona e assíncrona) e cruzamentos (frontais, laterais, inversos).
A prática de malabarismo auxilia no desenvolvimento da consciência corporal, da lateralidade, do ritmo, da coordenação motora e, por tudo isso, é uma ótima atividade para ser desenvolvida com as crianças em todas as fases do desenvolvimento.
A aquisição da técnica está atrelada à repetição dos movimentos tal qual uma coreografia, à constância dos treinos, à autopercepção física e espacial. Ambos aparelhos se mesclam na arte circense podendo fundir a dança, a música, a interpretação e a manipulação de objetos utilizando ritmo, promovendo harmonia, trabalho em duplas e grupos.