Com muita alegria e satisfação acolhemos o fundador e diretor-presidente do Instituto Jama, Sr. Jayme Sirotsky; a consultora executiva Sra. Adriana Lanzarini e equipe. Além da ilustre participação do gestor do Programa Nova Geração do Instituto Caldeira, Sr. Felipe Amaral.
Membros da direção, conselho operacional e coordenação de projetos da Rede Calábria conduziram o encontro, que serviu para apresentar parte das atividades desenvolvidas, estrutura física da Unidade CPIJ e uma apresentação especial sobre o projeto Centros de Apoio e Mediação Pedagógica e Escolar (CAMPE’S.)
Este encontro de integração traz uma valiosa oportunidade de mostrar os resultados contundentes do apoio ao ensino das crianças afetadas durante a pandemia a partir do CAMPE’s. Também foi tempo de tratar sobre futuras parcerias e possibilidades de inovação em ferramentas pedagógicas que podem acrescentar ainda mais qualidade às atividades desenvolvidas.
Nossa gratidão pela visita e também por todo o apoio dado este ano. Estamos sempre de portas abertas para acolher pessoas e agentes interessados em somar em nossas propostas de inovação e promoção de vidas.
Os Centros de Apoio, Mediação Pedagógica e Escolar (CAMPE’S) tem como proposta trazer diversas estratégias de reforço educativo em vista a atenuar a defasagem escolar do público atendido que foi afetado pela paralisação dos estudos ou, até mesmo, do ensino remoto.
Esses centros funcionam nas unidades dos projetos sociais já existentes na Rede Calábria e devem operar como pólos de apoio às famílias e escolas, especialmente nesse contexto de pandemia, em que as unidades escolares estão fechadas e/ou encontram dificuldade para sua reabertura. As propostas serão inseridas de 6 a 10 horas semanais, divididas em dois dias da semana. Diversos profissionais da área da educação vão incorporar o projeto. Os atendidos serão educandos já inscritos nas atividades da Rede Calábria que participam.
O coordenador pedagógico da Rede Calábria Germano Passoello explica que são 40 competências a serem exploradas. E que os educandos podem escolher seu percurso formativo, com mediação e orientação dos educadores. “Eles mesmos (educandos) pautam sua aprendizagem. Eles podem fazer isso de forma bem individual, com seu equipamento, e no seu ritmo. As trilhas são muito plurais”, comentou.
A coordenadora executiva do Instituto Jama, Adriana Lanzarini, afirmou que percebe como indiscutível procurar alternativas para incentivar o aprendizado e que ficou muito feliz com a velocidade e qualidade do projeto apresentado e executado. “Quem segue aqui não tem como não sair transformado. O instituto Jama está se redirecionando cada vez mais para projetos de impacto que possam gerar transformação na vida das crianças. Queremos abrir portas para que as crianças tenham oportunidades e uma vida cada vez melhor”.
Nossa gratidão ao parceiro Instituto Jama pela confiança neste projeto. Com certeza terá um impacto muito positivo na vida das crianças que tiveram suas vulnerabilidades educacionais agravadas pelo contexto da pandemia.