O segundo dia do 22º Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) foi recheado de integração e valiosos momentos de debate e reflexão sobre garantida de direitos e proteção de vidas. O dia foi abrilhantado com uma abertura cultural realizada por educandas do CJ Lomba do Pinheiro, que cantaram e tocaram instrumentos para iluminar ainda mais o início das atividades de hoje. Confira o evento na íntegra pelo Youtube. O registro do encontro está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=_it0xxdXLXo
O primeiro bloco de apresentações trouxe autoridades especialistas nas modalidades de proteção do PPCAAM. Uma das palestrantes destaque foi justamente a colaboradora calabriana coordenadora-geral do PPCAAM RS Wanessa Buarque, que foi muito feliz na mediação dos temas e na sua apresentação.
Cada debatedor trouxe experiências de sucesso e práticas consolidadas em seus estados. Rio de Janeiro e Ceará, por exemplo, trouxeram elementos que servem como modelos de ações exitosas na proteção das crianças e adolescentes. Wanessa destacou o perfil dos jovens em proteção em moradia independente. São casos em que é importante fazer um acompanhamento muito de perto e exigem um trabalho técnico e preciso das equipes.
O tema do primeiro painel se chamou A Dinâmica da Proteção de Crianças, Adolescentes e Jovens no PPCAAM. Debatedoras: Wanessa Buarque (Coord. Geral PPCAAM/RS), Vera de Souza (Coord. Geral PPCAAM/RJ), Rita Abreu (Coordenadora Geral PPCAAM/NTF) e Nei Robson (Coord. Geral PPCAAM/CE).
O tema do segundo bloco (título) foi apresentado pelo palestrante Dr. Giovane Scherer (Coord. do Grupo de Estudos em Juventudes e Políticas Públicas – GEJUP/UFRGS e mediado pelo Dr. Carlos Kremer (Presidente Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente OAB/RS). Giovane tem um longo e brilhante currículo na área dos estudos sociais e trouxe à tona uma palestra para fomentar debates e reflexões.
Como se evita a mortalidade juvenil? Com esta provocação, o palestrante trouxe elementos para pensar como realizar o enfrentamento da violência e a articulação de políticas públicas. Um dos pontos altos da palestra foi a apresentação dos resultados de uma pesquisa conduzida por um coletivo de estudiosos da Frente de Enfretamento à Mortalidade Juvenil. O estudo foi feito durante três anos. O trabalho foi realizado junto à UFRGS e renderá um livro de mais de 400 páginas no final do ano, com distribuição gratuita.
O primeiro bloco da tarde trouxe um episódio do documentário Retrato do Cárcere. O curta é uma produção da jornalistaTatiana Sager, que compôs a mesa de debates junto com Fernanda Ascolese de Lima (Coordenadora das Medidas Socioeducativas da Diretoria Socioeducativa da FASE/RS) e Marcelli Cipriani (Doutoranda Sociologia UFGRS).
O episódio trouxe o impacto da violência do crime organizado na vida de crianças e adolescentes. O conteúdo rendeu debates sobre o cenário real das vulnerabilidades encontradas na vida de muitas das crianças que precisam dos serviços do PPCAAM. Os episódios estão disponíveis no canal de Youtube Falange TV. https://www.youtube.com/c/FalangeTV.
A seguir, a palestrante Fernanda fez uma longa explanação sobre o sistem socioeducativo Fase. Seguida pelo encerramento conduzido pelo mediador André Bueno (Advogado, Supervisor PPCAAM/M.)
Por último, mas não menos importante, o palestrante Dr. Gelson Weschenfelder (Pós doutorando no PPG De Processos e Manifestações Culturais – Universidade Feevale), com mediação de Jeferson Leon (Presidente da ACONTURS). Segundo o palestrante, em seu artigo, esse recurso (título) ainda inexplorado apresenta potencial para ser desenvolvido em intervenções psicoeducacionais e subsidiar políticas públicas para a promoção de resiliência nessa população.
Analisou-se uma amostra de 20 super-heróis de maior visibilidade na cultura pop e conduziu-se uma indexação detalhada. Verificou-se que todos os super-heróis passaram por adversidades similares aos grupos de crianças em risco, tais quais: o abandono da família e a violência. O artigo completo pode ser conferido em https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19486
As atividades de hoje encerram os debates abertos ao público para o 22º Encontro Nacional do PPCAAM. Amanhã (28) haverá um encontro fechado com oficinas, partilhas e informações técnicas, algumas sigilosas e estratégicas, que serão limitadas às equipes do PPCAAM de todo o Brasil e autoridades e técnicos especialistas interessados.
Acolher promovendo vidas é também defender a vida em toda as suas formas e fases. E o PPCAAM é um programa indispensável em tempos de tanta violência. Gratidão pelo trabalho executado e que a Divina Providência siga iluminando estes profissionais para uma caminhada de sucesso e atendimentos exitosos para aqueles que mais precisam de ajuda.
A Rede Calábria fica orgulhosa de fazer parte desta importante rede de proteção. Gratidão a toda a equipe organizadora, com lembrança especial a incansável equipe do PPCAAM RS, representado pela coordenadora-geral Wanessa Buarque, pelo carinho, olhar atento e carisma calabriano especial aplicado na organização deste evento tão grandiosos na nossa capital.