Para que os educandos egressos do curso de Criação de Games possam se tornar futuramente bons game designers, é necessário que se crie uma fundamentação de raciocínio. E para trabalhar com programação de jogos, chamamos isto de “pensamento computacional”. É a maneira que aprendemos a nos comunicar com computadores de maneira mais eficiente.
Para criar este fundamento, o educador Renan Trindade utiliza uma ferramenta criada no MIT (Massachusetts Institute of Technology) chamada Scratch. Este software permite que os educandos coloquem em prática a lógica de programação aprendida desde os primeiros dias de curso. A vantagem é que a maneira de codificar as primeiras aplicações e games se dá por blocos de encaixe virtuais que se assemelham ao LEGO ou Minecraft. Com isso garantimos que os alunos se preocupem mais com a lógica e menos com a sintaxe de linguagens mais complexas.
E para que haja maior engajamento no aprendizado do pensamento computacional todos foram desafiados a criar um game ao final do mês e apresentar para o restante da turma. Tivemos muitos games interessantes de diversos estilos onde todos puderam testar os jogos criados, dar e receber feedback além de ser uma atividade integrativa.
Confira os jogos desenvolvidos!
https://scratch.mit.edu/projects/660489769