Na última sexta-feira (10), educandos da Unidade Francisco Cipriani realizaram um passeio para conhecer pontos icônicos da zona sul de Porto Alegre. Os atendidos, com supervisão de seus educadores, visitaram a orla do Gasômetro e o Parque Marinha do Brasil. A proposta vai ao encontro de oportunizar valiosas experiências e registros para o projeto Jornal do Trabalho Educativo, que vai incluir conteúdos, imagens e temas relacionados.
Os educandos aproveitaram o passeio para passear pelo percurso arborizado até chegar na pista de skate, localizada adjacente ao Guaíba. Os educandos puderam adentrar no espaço, ocupando a pista, visualizando sua estrutura e possibilidades.
Além disso, os educandos entrevistaram alguns skatistas que estavam presentes no local, interrogando-os sobre a preferência entre àquela e a mais recém pista de skate localizada na Orla. Em maioria, disseram ter preferência pela pista do Marinha, justamente pela sua história e toda a carga temporal que a mesma carrega para muitas pessoas que iniciaram sua jornada no skate ali.
Ao prosseguir pela Orla do Guaíba, os educandos chegaram no espaço do novo trecho, que por sua vez não estava tão cheio. Os educandos puderam aproveitar a estrutura oferecida, desde as quadras, pistas e até mesmo a sua vista beirando o rio.
No local, um dos educandos encontrou um instrutor de skate que atua desde os anos 80 e com ele pode ter inúmeras trocas. Algumas situações vivenciadas não estavam programadas, mas com certeza geraram aprendizagens e até emoções.
A educanda Fernanda demonstrou um profundo entusiasmo e comentou com os educadores, “que lindo, eu nunca tinha visto esse lugar, nem passado em frente”, comentou. Já a educanda Agatha ficou surpresa “como as pessoas não cuidam de um lugar tão lindo? Está cheio de lixo em alguns pontos”, pontuou.
Para brindar o dia repleto de atividades, todos conheceram ainda o Shopping Praia de Belas para um momento de descanso, onde desfrutaram de alguns alimentos do local e conversaram sobre os registros feitos, tanto em fotografias, gravações e registros escritos.
A atividade objeta abrir um campo de troca, em que os jovens sejam estimulados à construção de conhecimento através da observação, da análise, da comparação e da compreensão dos fatos. Sendo assim, O projeto Trabalho Educativo tem como premissa oferecer aos educandos atividades que ampliem seu conhecimento sobre si, refletindo sobre os contextos nos quais está inserido