Rede Calábria presente no I Encontro Gaúcho de Acolhimento Familiar em Gramado. Um evento especial entre os dias 26 e 28 que trouxe importantes debates sobre a relevância, desafios e possiblidades dos serviços de acolhimento. A coordenadora do Serviço de Família Acolhedora da Rede Calábria, Solange Paim, representou a instituição no evento levando a expertise da Rede Calábria e compartilhando experiências.
No primeiro dia, houve apresentação do Panorama dos Serviços de acolhimento no Brasil. Além disso, Dra. Cristiane Corrales, promotora de justiça da CAOEJI, apresentou perspectivas do Acolhimento Familiar no RS e os desafios para ampliação desta modalidade no Estado. Como destaque, houve a apresentação da coordenadora de OSC de Manaus com a palestra “Metodologia de implantação de Serviço de acolhimento em família acolhedora através de OSC”.
No segundo dia, uma apresentação da palestra do promotor do Estado da Paraíba Aley Escorel foi destaque. Também a mostra de diversos serviços de acolhimento no RS, em especial de Sapucaia do Sul, contando com a participação da promotora Dra. Maria Alice Sanchotene, que era referência na cidade e atualmente é responsável pela fiscalização do Serviço em Porto Alegre.
.
.
Em sua fala, Dra. Maria apontou a informação de que em março assumiu a função na capital gaúcha e a sua disposição em apoiar o Serviço para ampliarmos os acolhimentos.Também destaque para a palestra sobre o preparo e a transição da criança da família acolhedora para a adotiva.
No terceiro e último dia, Dr. Luis Carlos Rosa, juiz da Infância e a Juventude na comarca de Santo Ângelo apresentou dados dos municípios que possuem o Serviço de Acolhimento, enaltecendo a importante da união de todos os órgãos para expansão dos Serviços.
O desembargador Dr. Sergio Luiz Kreuz, desembargador de justiça do TJPR, que implantou o Serviço em Cascavel. Que se tornou modelo para todos no Brasil, reforçou a importância da união e implicação dos órgãos envolvidos. A Rede Calábria agradece a oportunidade. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora da Rede Calábria em parceria com o município completou 5 anos em 2024, sendo elo de transformação de muitas vidas.