Entre receitas, produção de alimentos deliciosos e atendimento aos alunos, o professor Maicon Bianchin, do curso de Qualificação em Panificação do Calábria, revela no olhar a nostalgia e o orgulho de também já ter sido aprendiz do curso. “Para mim é uma grande honra poder transmitir o conhecimento que eu adquiri nesse centro. Obrigado, Calábria”, agradece. Maicon.
O porto-alegrense Maicon é mais um caso de sucesso dos cursos de qualificação do Calábria. Com 14 anos, ingressou na instituição e fez o curso de Padaria e Confeitaria e participou da antiga modalidade de Usinagem.
Noivo há dois anos, Maicon sinaliza que recentemente adquiriu a casa própria e acredita que a influência da formação nas atividades calabrianas é decisiva. “Acho que o curso me beneficiou também nessa etapa, pois toda minha carreira e geração de renda foi associada à cozinha e à padaria”, comenta o educador.
O padeiro atuou na área da cozinha no exército, trabalhou em lancherias, empreendeu e, em 2018, buscou a vaga de educador do curso de Panificação do Calábria.
Os educandos matriculados nas atividades do Calábria contam com gratuidades e são inseridos na lei da aprendizagem profissional, que lhes garante acesso ao mundo do trabalho. Na padaria, os educandos aprendem de forma teórica e prática.
Além de contar com equipamentos modernos para a preparação de pratos doces e salgados incríveis. As matrículas para o curso podem ser feitas na secretaria e dúvidas tiradas no telefone 32457223.
Os alunos do Curso de Padaria (manhã), orientados pela educadora Cristina Balbueno, realizaram pesquisas sobre alguns tipos de coberturas. Após tomar conhecimento sobre o assunto, prepararam uma receita de torta de limão, que tem como base a massa Pâte Sucrée, mousse de limão e finalizada com do merengue suíço, para deixar com um visual mais atrativo usaram a técnica com maçarico culinário, que deixa o merengue levemente tostado.
O merengue suíço por sua vez é um dos mais indicados por ser elevado a uma temperatura acima de 60°C . Esta preparação pasteuriza as claras em neve, devido à adição do açúcar e da agitação constante. Além disso é o processo no qual certos alimentos são tratados com calor moderado, normalmente inferior a 100ºC, para tornar mais seguro para o consumo.
Ingredientes:
350 g de farinha
125 g de manteiga sem sal em cubos gelada
125 g de açúcar de confeiteiro
52 g de ovos batidos
Raspas de 1 limão
Faça uma farofa com os ingredientes secos, raspas de limão e a manteiga, adicione os ovos e amasse com as pontas dos dedos. Cuidado para não amassar em demasia para evitar a formação do glúten.
Modele nas formas adequadas, faça furos com o garfo na massa para não formar bolhas. Leve ao freezer por 30 minutos.
Asse em forno a 170°C por aproximadamente 25 minutos.
Para a mousse:
400 ml de leite condensado
200 ml de creme de leite
60 ml de suco de limão in natura ou quanto baste
Misture os 3 ingredientes e leve para a refrigeração
Merengue Suíço
100 ml de claras
200 g de açúcar refinado
Num bowl misture as claras e o açúcar, leve ao micro-ondas por 60 segundos (certifique-se de que o açúcar esteja dissolvido e a mistura bem quente, mas cuidado para não exceder no tempo.
A temperatura ideal é de 60°C, após aquecer leve a batedeira na velocidade máxima até formar ponto de bico.
Se desejar faça o processo em banho maria.
Para a montagem:
Distribua a mousse sobre as tortinhas assadas e frias, finalize a decoração com o merengue.