Programa Aprendiz Calábria

O Programa Aprendiz Calábria (PAC), através do setor Empresa Escola, desenvolve e promove a qualificação profissional e a inserção de jovens ao mundo do trabalho, que buscam apoio entre as empresas parceiras interessadas em cooperar na aprendizagem profissional.  Além de orientar os beneficiários sobre a proposta do programa, o PAC também informa sobre suas responsabilidades, direitos, deveres, auxiliando tanto os aprendizes quanto as empresas que buscam informações sobre a aplicação da Lei da Aprendizagem Nº 10.097/2000.
 
Como participar do PAC?
 
Para participar, os adolescentes/jovens interessados devem estar na faixa etária de 15 a 18 anos; estar cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou já ter concluído o Ensino Médio.
 
*Para pessoas com deficiência, não se aplica este critério de idade, conforme Decreto 5598/2005, Art.2º Parágrafo Único.
 
Quais as responsabilidades do aprendiz?
 
Cumprir as atividades teórico/práticas que lhe forem atribuídas, pela instituição formadora;
Respeitar os valores da instituição formadora;
Frequentar, de forma obrigatória, as redes de ensino regular (Ensino Fundamental/Ensino Médio) e a Instituição Formadora que executa o curso de aprendizagem profissionalizante.
 
Quais as responsabilidades da Empresa?
 
Assumir a condição de empregador, com todos os ônus dela decorrentes, assinando a Carteira de Trabalho e Previdência Social do aprendiz e anotando, no espaço destinado às anotações gerais;
Acompanhar todo o processo de ensino profissionalizante do aprendiz em suas atividades teórico/práticas;
Firmar a parceria, através de contrato com a Instituição Formadora para efeito do cumprimento de sua cota de aprendizagem; (esta parceria incide em uma contribuição para manutenção dos cursos profissionalizantes).
 
Quais as responsabilidades da Instituição Formadora?
 
Estimular e desenvolver competências e habilidades que levem os aprendizes a buscar novas soluções para responder a diferentes desafios em sua vida;
Auxiliar os aprendizes nas questões que dizem respeito à Lei da Aprendizagem, como: salário, vale-transporte, descontos, férias, etc;
Acompanhar todo o processo de ensino profissionalizante e supervisionar a participação e assiduidade do aprendiz em suas atividades teórico/práticas;
Informar às empresas sobre a efetivação e avaliação dos aprendizes durante o período do curso;
Atender as empresas que buscam aprendizes formandos dos cursos de qualificação profissional das áreas afins para contratação.
 
Cursos de Aprendizagem oferecidos:
 

Mecânica e Elétrica Veicular

Marcenaria Mobiliaria

Design Gráfico

Design de Multimídias

Padaria e Confeitaria

Assistente Administrativo

Para saber mais sobre a Lei da Aprendizagem acesse: http://www3.mte.gov.br/politicas_juventude/aprendizagem_default.asp

Informe-se: 1106@pobresservos.org.br ou pelo fone 51 3245-7239 / 9852-9014