Notícias

Calábria oferece formação sobre Comunicação e marketing Pessoal

No dia 19 de junho, aconteceu a terceira palestra informativa do Centro de Educação Profissional São João Calábria aos colaboradores dos projetos sociais (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e educação Integral) e Ensino Profissionalizante. A temática do encontro foi "Comunicação e marketing pessoal", ministrada pela dupla de educadores do Calábria Thais Rocha e Vilmar Silva.

Os palestrantes contribuíram com apresentação audiovisual sobre comunicação, bate-papo, slides sobre marketing pessoal, dinâmica estratégica "plano de ação" e para finalizar um vídeo motivacional que nos deixou a seguinte mensagem:

"Uma homenagem aqueles que acreditam, que ajudam as pessoas a acreditarem, aqueles que nunca deixaram de acreditar, que sonham e acreditam no seu potencial, em suas habilidades, uma homenagem a atitude, uma homenagem a vida".

"Comunicação e marketing pessoal é importantíssimo para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Devemos sempre cuidar da nossa "imagem e reputação", para que não atrapalhe as nossas relações e a qualidade de vida", enfatiza a educadora Thais Rocha. O educador Vilmar ressalta que antes não tinha conhecimento sobre o tema e que aprendeu muito com a oportunidade da formação.

Educandos do Calábria apresentam trabalho sobre economia

Os jovens do curso profissionalizante Assistente Administrativo módulo 2 do Calábria apresentaram, no auditório do Calábria, um trabalho sobre Macro e Microeconomia para a turma do Design gráfico. Dentre os assuntos abordados, foi discutido sobre monopólio da Petrobras e o que isto influencia na situação atual da greve dos caminhoneiros em nosso país. Temas como PIB, Inflação, desemprego, gráfico de oferta x demandas também foram abordados.

Leia mais

Calábria recebe visita institucional do Instituto Cyrela

Na última quarta-feira (20), o Centro de Educação Profissional São João Calábria recebeu visita institucional do Instituto Cyrela, através do colaborador representante da responsabilidade social Rafael Marques Alves. O instituto é patrocinador de uma das modalidades de Qualificação Profissional do Calábria na área de Assistente Administrativo.

Leia mais

Educandos comemoram o Dia do Abraço

Os educandos do SCFV, com o auxílio da educadora Thamires Aragão, tiveram a oportunidade de comemorar o Dia do Abraço, lembrado em 22 de maio. Os jovens "confeccionaram" seus próprios abraços, além da troca de palavras de aconchego. A atividade teve o intuito de aproximar os colegas e promover a amizade.    

Leia mais

Ex-educandos do Calábria são destaques em canal do YouTube

Ex-educandos do Design de Multimídia, da turma de 2017, realizaram um videoclipe para o rapper Fábio Brazza e agora ele acaba de ser divulgado no canal oficial do artista e em apenas um dia de exibição já ultrapassa as 40 mil visualizações.

Nessa atividade, eles utilizaram os programas Photoshop e Adobe Premiere em uma técnica chamada rotoscopia. Em uma atividade colaborativa, eles improvisaram a sala de audiovisual em um estúdio de gravações e convidaram educandos de todos os outros cursos do Calábria, que aparecem como atores.

No vídeo é possível ver jovens dos cursos de design de multimídia, gráfico, padaria, mecânica, marcenaria e administração. A ex-educadora do Calábria Sheisa Bittencourt, que atualmente é professora de graduação nas Faculdades Ftec, comemora muito satisfeita o resultado dos alunos.

?Esse trabalho fala sobre a identidade brasileira e é muito lindo perceber como eles resolveram mostrar isso. O trabalho está a nível profissional, e tenho certeza que irá vencer festivais de cinema e música tanto na categoria estudantil, quanto na profissional?, avalia Sheisa. O vídeo pode ser conferido no link abaixo > https://www.youtube.com/watch?v=vNoXKAP5OPU

 

 

Trabalho Educativo Artesanato confecciona tulipas de tecido

Na última semana, educandos do Calábria do projeto SCFV, modalidade Trabalho Educativo Artesanato, confeccionaram tulipas (flores) utilizando recursos reciclados, como tecidos. Os jovens tiveram orientação da educadora Andréa Fadini e marcaram, recortaram, alinhavaram e formaram as tulipas.

Leia mais

Calábria promove III Jornada de Integração Calabriana

Na última semana, mais de 160 jovens participaram da III Jornada de Integração Calabriana, realizada nas dependências do Centro de Educação Profissional São João Calábria. O encontro reuniu educandos e educadores das atividades sociais do Calábria, do núcleo Francisco Cipriani do Centro de Promoção da Infância e da Juventude e do Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam).

Leia mais

Jovens da Padaria produzem rocambole prestígio

No mês de maio os alunos do curso de Padaria e Confeitaria (tarde), desenvolveram algumas receitas com massas doces. O objetivo da atividade foi produzir doces que não necessitassem de nenhum equipamento de confeitaria e que os educandos tivessem a oportunidade de reproduzirem os doces em suas casas.

Leia mais

Educandos do Design Gráfico praticam desenho de observação

Uma das principais habilidades que um designer precisa desenvolver na sua formação profissional é o senso criativo, segundo defende o educador da turma Diego Bueno. A ferramenta que vai ajudar a desenvolver essa característica em um profissional da área é o desenho. O desenho livre de observação foi uma das atividades propostas para os alunos do Curso de Design Gráfico do turno da tarde. A atividade foi realizada no jardim do Centro de Formação Profissional São João Calábria e supervisionada pelo professor do curso Diego Bueno.

Leia mais

Jovens da Padaria estudam sobre economia e sustentabilidade

Para explanar os temas economia e sustentabilidade, os alunos do curso de Padaria e confeitaria (tarde), acompanhados pela educadora Cristina Balbueno, foram até o pomar da instituição colher frutas. Selecionaram a bergamota por ser uma fruta típica da estação e prepararam bolos de bergamota.

Leia mais

Calábria é notícia na revista A Ponte

O Centro de Educação Profissional São João Calábria é notícia de destaque na edição do segundo trimestre da revista A Ponte, material que é publicado há 45 anos no Brasil e retrata as principais notícias e artigos das atividades do Instituto Pobres Servos da Divina Providência.

Leia mais

Calábria recebe visita internacional de religioso Pobre Servo

Na última terça-feira (5), o Centro de Educação Profissional São João Calábria recebeu a ilustre visita do Padre Benjamin Zanni, que é religioso da Congregação Pobres Servos da Divina Providência na Angola há mais de 30 anos e  foi formador no Seminário da respectiva congregação na cidade de Farroupilha/RS, entre 1969 e 1986. Atualmente, mora na cidade de Huambo, na África.

Leia mais

Informática e valores humanos na informática do Calábria

Para iniciar o mês de maio, os educandos da Educação Integral -Saberes da Esperança seguem com a temática valores e família. Dentro desta temática, a oficina de informática do educador Rafael Moreira coloca uma atividade onde os educandos vão ter que aprender a serem tolerantes, generosos e a negociar.

Leia mais

Educandos do Calábria constroem pista para salto em distância

No dia 2 de maio, os educandos do Projeto Educação Integral - Saberes da Esperança participaram da construção de uma pista para saltos em distância. A proposta foi idealizada pelo educador Denis Biavatti e contou com a colaboração do educador Jorge Ortis, que auxiliou na execução. Nesse dia foi realizada a quase totalidade da obra, faltando apenas a colocação dos marcos do corredor e da areia. 

Leia mais

Turma do Design Gráfico faz atividade externa sobre métodos

Os alunos que iniciaram o curso de Design Gráfico do Calábria, que estudam no período da tarde, seguem a sua formação profissional dentro do primeiro módulo do curso: que é dividido em três distintos módulos, no período de um ano e seis meses. O assunto que a turma vem trabalhando nos últimos dias é a utilização de métodos e processos. Aplicados no desenvolvimento de peças de Design Gráfico.

Leia mais

Educandos do Calábria participam de corrida de revezamento

O educandos do projeto Educação Integral ? Saberes da Esperança aprenderam regras e técnicas das corridas de revezamento. Nessa atividade, o educador Denis Biavatti ensinou às técnicas para uma melhor passagem do bastão ? item importante nesta modalidade -, bem como a utilização da área de transição para a passagem do material. 

Leia mais

Alunos do Design Gráfico desenvolvem crachás

Para este ano letivo, a turma de Design Gráfico, do período da manhã, orientada pelo educador Diego Bueno, ficou responsável pela elaboração e criação dos crachás que serão usados nos próximos semestres. A ação de elaboração e desenvolvimento dos crachás em sala de aula foi parte da atividade proposta pelo curso, na disciplina de criação de materiais gráficos impressos.

Leia mais

Educandos preparam matéria para revista anual Jovem Aprendiz

Os educandos do curso assistente administrativo módulo 2 estão preparando uma matéria para a revista anual Jovem Aprendiz, representando a instituição. O tema será o Marketing segundo de Philip Kotler, baseado no livro Administração de Marketing, incluindo os 4 Ps, ciclo de vida do produto e as 10 lições.

Leia mais

Calábria realiza celebração em homenagem às famílias

No último sábado , 19, o Centro de Educação Profissional São João Calábria realizou uma celebração  especial para homenagear as famílias dos jovens atendidos na instituição, com olhar especial para o Dia das Mães, que é comemorado no Brasil no segundo domingo de maio.

Leia mais

Ação Rua do Calábria partilha informações em reunião da Rede de Atendimento Psicossocial

A equipe técnica do Programa Ação Rua do Calábria apresentou os principais indicadores do projeto na reunião da Rede de Atendimento Psicossocial (RAPS). A equipe aproveitou a oportunidade para falar do Programa Mais Dignidade que será executado em parceria com a secretaria da saúde, no intuito de aproximar o trabalho com as equipes de saúde do território, sobretudo as Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família.

Leia mais

Planejamento estratégico e administração estratégica

Os educandos do curso profissionalizante assistente administrativo módulo 2 ? iniciaram os estudos sobre planejamento estratégico e administração estratégica. O planejamento estratégico é de extrema importância nas organizações, buscando alcançar os objetivos, metas e decisões difíceis.

Leia mais

Calábria recebe doação da Associação Leopoldina Juvenil

Na última quinta-feira (17), o Centro de Educação Profissional São João Calábria recebeu doação da Associação Leopoldina Juvenil. A instituição doou roupas, livros e brinquedos. Os produtos serão distribuídos da melhor forma entre as atividades sociais executadas na instituição. O Calábria agradece a parceria e o gesto de solidariedade.

Leia mais

Calábria participa de reunião com prefeito de Porto Alegre

Na tarde do último dia 17, o Centro de Educação Profissional São João Calábria participou de reunião de entidades executoras de programas de educação e assistência social de Porto Alegre com o prefeito da capital gaúcha e lideranças municipais. No encontro, o prefeito da cidade, Nelson Marchezan, apresentou projetos para a cidade e prestou esclarecimentos, ouviu sugestões e dialogou com os presentes.

Leia mais

Casa-lar dos idosos promove ação educativa de higiene pessoal

No último mês, técnicos da Casa-lar dos idosos realizaram ação educativa com os acolhidos sobre a importância da correta higienização das mãos. Foram realizadas diversas atividades lúdicas e palestras para ilustrar como lavar as mãos corretamente e como este hábito pode reduzir drasticamente a contaminação por bactérias e vírus, que podem causar doenças.

Leia mais

Jovens do Calábria visitam teatro Renascença de Porto Alegre

Jovens do Centro de Cuidado Nossa Senhora de Fátima, do Calábria, visitaram o Teatro Renascença nos dois turnos. O convite foi feito pela Secretaria da Descentralização da Cultura, a partir da colaboradora Rosane Maria Fluck, que já é parceira da instituição. A coordenadora do centro de cuidados, Rosângela Rodrigues, afirma que a parceria é mais uma oportunidade de propiciar experiências que são bem culturais da cidade.

Leia mais

Educandos aprendem sobre cuidado com a segurança no trabalho

Os alunos do curso Padaria e Confeitaria do primeiro módulo, no turno da manhã, orientados pelo educador Eliseu Paz Moreira, realizaram na última semana atividade teórica de pesquisa sobre segurança e saúde no trabalho, envolvendo conceitos sobre CIPA, uso de EPI, mapa de risco, sinalização de segurança e primeiros socorros.

Leia mais

Calábria abre 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes

"A vida é curta. Por isso não faça dela um rascunho. Pode não dar tempo de passar a limpo" - Mário Quintana. Com o tema Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho, o Centro de Educação Profissional São João Calábria abriu a 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) para colaboradores e educandos da instituição.

Leia mais

Prova prática ao estilo Master Chef

O educador do curso de Padaria e Confeitaria, Eliseu Paz Moreira, aplicou aos alunos do 1º módulo uma avaliação prática do conteúdo ao estilo Master Chef. Os jovens tiveram que elaborar uma receita relacionada à Páscoa.

Leia mais

Educandos da Padaria estudam a fermentação

Os alunos do Curso de Padaria e Confeitaria (tarde), sob a orientação da educadora Cristina Balbueno, realizaram estudos sobre a fermentação; a etapa decisiva da panificação. A prática foi aplicada através da confecção de sonhos, um dos doces mais tradicionais da panificação. Bola de Berlim (português) ou sonho (brasileiro) é uma espécie de pão feito com massa fermentada, podendo ser assada ou frita. 

Leia mais

Educandos da padaria desenvolvem técnicas de padronização

Durante o mês de abril, os educandos do curso Padaria e Confeitaria (manhã), orientados pela educadora Cristina Balbueno, praticaram exercícios de padronização. A padronização busca normatizar e organizar processos de trabalho, a fim de aumentar a produtividade e efetivar os lucros, fazendo com que o produto atenda às expectativas de maneira mais simples, com menor custo e variação.

Leia mais

Atletismo no projeto Educação Integral

As turmas do Projeto Educação Integral-Saberes da Esperança iniciaram um trabalho voltado ao atletismo. O objetivo do educador Denis Biavatti é que, com essa atividade, os educandos conheçam mais das diferentes modalidades existentes dentro do atletismo, como corridas de velocidade, corridas de resistência, corridas com obstáculos, corridas de revezamento, salto em altura, salto em distância, arremessos e lançamentos. "Nas atividades realizadas, sempre buscamos minimizar os teores competitivos.

Leia mais

Educandos do Design Gráfico desenvolvem workshop sobre arte e design

Educandos do curso de Design Gráfico, no período da tarde, tiveram a sua primeira experiência de apresentação de um projeto em sala de aula. O workshop sobre Arte e Design, supervisionado pelo professor Diego Bueno, foi parte da avaliação final do mês de março dos alunos. Além da apresentação, a atividade desenvolvida em grupos contou com uma pesquisa de campo e entrevista com usuários.

Para Vitor, aprendiz do curso de Design Gráfico, "a pesquisa de campo foi a parte mais difícil do trabalho, já que a arte e o design são duas áreas muito amplas". Mesmo com a dificuldade em obter dados específicos na pesquisa, as informações históricas trazidas pelo seu grupo foram um diferencial na apresentação da atividade, concluída pelos colegas que integraram o grupo do aluno. Conforme salienta o educador da turma, apesar de ter sido o primeiro trabalho apresentado para todos da turma, a maioria dos jovens demonstrou uma ótima comunicação, no domínio dos assuntos que a atividade abordou.

"Ficou evidente a desenvoltura de alguns alunos, que possuem maior facilidade na apresentação de assuntos que envolvem o Design Gráfico. Por outro lado, o fato de a atividade ter sido desenvolvida em grupo, possibilitou a evolução dos educandos que são mais inibidos e reservados. Interação, que favorece o crescimento dos alunos e da turma. Ainda, promove a integração e a partilha de conhecimento entre os educandos", explica Diego Bueno.

Educandos da Padaria estudam a fermentação

No mês de abril, os alunos do Curso de Padaria e Confeitaria (tarde), sob a orientação da educadora Cristina Balbueno, realizaram estudos sobre a fermentação, a etapa decisiva da panificação.A prática foi aplicada através da confecção de sonhos, um dos doces mais tradicionais da panificação. 

Leia mais

Calábria aposta em sustentabilidade e visita ONG Re-ciclo

Ontem (25), representante do Centro de Educação Profissional São João Calábria visitou a empresa Re-Ciclo, para conhecer a iniciativa de sustentabilidade e promoção de atividades relacionadas ao cultivo de hortas comunitárias, compostagem e reaproveitamento de resíduos orgânicos.

Leia mais

Serviço de Convivência participa da Gincana da fraternidade

As turmas do SCFV do Centro de Cuidados São João Calábria participaram da ?Gincana da Fraternidade?, organizada pelas educadoras Thais Rocha e Flávia. A proposta das educadoras foi fortalecer o vínculo entre os educandos e despertar valores como empatia, união, igualdade, justiça, cooperação, diálogo, inclusão e respeito mútuo.

Leia mais

Calábria recebe doação da empresa Matriz Skate Shop

Na última semana, 19 de abril, o projeto Ação Rua do Calábria recebeu doações da Loja Matriz Skate Shop, através do benfeitor Cezar Gordo. Dentre os itens recebidos, destacam-se peças de manutenção, skates, camisetas e bonés para o projeto social Skate Calábria. A iniciativa será realizada em espaços públicos como as pistas de skate do IAPI e Guarujá, com crianças e adolescentes atendidos pelo Ação Rua. 

Leia mais

Educandos do Calábria desenvolvem projeto de Design Gráfico

Os aprendizes do Calábria, do curso profissionalizante de Design Gráfico, desenvolveram na última semana um projeto de design, voltado para o mercado gráfico. A atividade orientada pelo professor Diego Bueno propôs o desenvolvimento de um material publicitário, envolvendo a geração de um convite.

Leia mais

Educandos da Padaria estudam sobre os benefícios da esponja na panificação

A esponja consiste no preparo de uma massa com farinha, água e fermento. Tem como finalidade dar ao produto características artesanais, colaborar para o desenvolvimento da rede do glúten e da fermentação. Dada a ciência, orientados pela educadora Cristina Balbueno, os alunos do módulo 1 (tarde) do curso Padaria e Confeitaria realizaram a receita da Cuca.  

Leia mais

Nova turma de Design Gráfico inicia atividades práticas

Os novos alunos do curso profissionalizante de Design Gráfico do Calábria, iniciaram as atividades práticas supervisionadas pelo professor Diego Bueno. Entre as atividades previstas para a evolução do conhecimento dos alunos, estão alguns trabalhos práticos ? como a atividade de recorte e colagem por exemplo.

Leia mais

Educandos iniciam estudos sobre empreendedorismo

Os aprendizes do curso profissionalizante Assistente Administrativo, projeto Cyrela, módulo I, iniciaram o trabalho em grupo sobre empreendedorismo.  A educadora da turma, Sarita Albuquerque, enfatiza que podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê.

Leia mais

Educandos da Padaria aprendem receita de torta de banana

Nas atividades do mês de março, os alunos do primeiro módulo (tarde), do curso de Padaria e Confeitaria do Calábria, aprenderam uma receita da torta de banana.É uma torta de origem inglesa com base de massa amanteigada e ingredientes como bananas, creme de confeiteiro, doce de leite e especiarias.

Leia mais

Design Gráfico aprende sobre programa 5 S?s

Este mês, educandos do curso de Design Gráfico aprenderam sobre o programa 5 S?s de qualidade. A atividade foi ministrada na aula de temas transversais, onde os educandos da turma TI, junto da educadora Simone Hugo, trabalharam sobre qualidade e eficiência no ambiente de trabalho.

Leia mais

Serviço de Convivência pede paz ao mundo

Após alguns dias de reflexões sobre formas de violências, através de rodas de conversas, interpretações e vídeos sobre a campanha: "Fraternidade e a superação da violência", como forma de simbolizar e promover a paz, no dia 16 de março, as turmas do SCFV do Centro de Cuidados São João Calábria tiveram a ideia de confeccionar chaveiros da pomba da paz.

Leia mais