Educandos do Design Gráfico praticam desenho de observação

Uma das principais habilidades que um designer precisa desenvolver na sua formação profissional é o senso criativo, segundo defende o educador da turma Diego Bueno. A ferramenta que vai ajudar a desenvolver essa característica em um profissional da área é o desenho. O desenho livre de observação foi uma das atividades propostas para os alunos do Curso de Design Gráfico do turno da tarde. A atividade foi realizada no jardim do Centro de Formação Profissional São João Calábria e supervisionada pelo professor do curso Diego Bueno.

Na atividade, a proposta foi realizar vários desenhos livres de observação pelos alunos. Utilizando diferentes cenários e diversos objetos. Como forma de exercitar o senso de observação. Entre os objetos observados e desenhados no pátio da instituição esteve o guarda-chuva: uma peça aparentemente simples de ser desenhada, já que suas formas são simétricas e curvilíneas.

Como forma de aperfeiçoar os traços e principalmente a sensibilidade visual, os alunos fizeram vários desenhos, de diferentes posições, podendo exercitar a percepção de espaços e a representação gráfica de objetos por meio do desenho. Para a maioria da turma, a atividade além de contribuir com a troca de conhecimento entre os próprios educandos, pôde elevar ainda mais o nível de conhecimento no Design Gráfico, já que a turma se encontra no início do curso e ainda aprenderá muitas outras ferramentas para potencializar a sua criatividade.