Aprendizes da Padaria aprendem receita de massa folhada e preparam croissant

De acordo com o plano de aula do mês de março, os alunos do Curso de Padaria e Confeitaria (tarde), sob a orientação da educadora Cristina Balbueno, realizaram a composição de massa folhada para doces ou salgados.

A educadora da turma esclarece que a massa folhada requer alguns cuidados no seu preparo. A temperatura do ambiente de trabalho da massa deve ser sempre a mais baixa possível. O recheio utilizado em suas receitas deve ser sempre frio e consistente. Recomenda-se utilizar o forno pré aquecido na temperatura de 180 a 200 ºC.

Entretanto, lembra ainda a educadora, há uma grande variação entre as temperaturas dos fornos. Os franceses utilizam a clássica manteiga. Confeiteiros que preferem processos mais modernos optam pela margarina desenvolvida especialmente para esse fim.

 A receita não tem muitas complicações, o que costuma confundir os iniciantes são as dobras, que devem ser feitas com a massa, para garantir que tenha as folhas que lembram papel.

"Depois de pronta, é só utilizar a massa no preparo de salgados ou doces, sendo o mais famoso deles o mil folhas. Durante a bateria de exercícios foram confeccionados dois tipos de croissant, sendo um salgado e um doce", explica Balbueno.