Cálculos na vendinha do SASE

Com o objetivo de incentivar o cálculo e o uso de valores aproximados para resolver situações envolvendo quantias em dinheiro, a educadora Thaís Rocha promoveu uma atividade diferente, onde a sala de aula se transformou em uma "vendinha".
Nos dias 24 e 25 de maio, os educandos do SASE estimularam o raciocínio matemático básico, aplicando as quatro operações durante a atividade, entre os personagens clientes e funcionários da vendinha. A simulação foi estruturada pela educadora, que iniciou a atividade permitindo que os educandos contribuíssem sugerindo preços aos artigos. Eles utilizaram, como ferramentas, papel, lápis, calculadoras e dinheiros fictícios. A atividade foi proposta como competição, e quem conseguisse comprar mais produtos, de acordo com os valores estabelecidos, sairia vencedor. A educadora fez algumas intervenções, sem interromper as compras, para descobrir o raciocínio feio pelos educandos, mas incentivou a utilização de estratégias. A simulação foi composta por artigos alimentícios, de higiênica, ferramentas, entre outros. ?As turmas amaram a atividade; aprenderam noções básicas de matemática na hora de realizar compras, desenvolveram e ampliaram o seu raciocínio estratégico. Foi uma experiência maravilhosa, pois os educandos ficaram interessados o tempo todo e se divertiram, aprenderam brincando?, comentou Thaís.