O valor de uma Pérola abertura do mês e homenagem às mulheres

As atividades para o ano do setor Pastoral tiveram início no dia 1º de março, com a Abertura do Mês,
à qual participaram os colaboradores. A ocasião pediu uma homenagem às mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher (08/03). Nesse sentido, e percebendo a mulher como parte da Criação, a Pastoral mencionou a Campanha da Fraternidade 2017, que trata do tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. A mulher certamente emana mistério e encanto. Pode ser tida como um ser paradoxal: sensitiva e emotiva, mas uma fortaleza ao defender seus interesses; indefesa à violência do machismo, mas uma guerreira na família e na profissão; ingênua em suas dores e sofrimentos, mas uma perita para cuidar da alma e expert para curar as feridas físicas e emocionais dos seus amados.
 
Coerentemente, cabe-lhe as palavras de São João Calábria ao insistir no zelo pelo outro, no sentido de alteridade: “Não perca nenhuma ocasião para fazer o bem ao próximo! Tornemo-nos tudo para todos”. Certamente, a mulher tem essa característica, a de zelar pelo próximo sem medir esforços, seja ela mãe, esposa, amiga, religiosa. A Campanha da Fraternidade traz esse cuidado de respeito e de amor: “cultivar e guardar a criação” (Gênesis). Por fim, “Uma mulher virtuosa, quem pode encontrá-la? Superior ao das pérolas é o seu valor” (Provérbios). A mulher faz ver que a humanidade tem alma. Dê ao homem uma casa, ele fará do espaço um lugar para guardar bagulhos; dê à mulher essa mesma casa e ela fará um lar!
 
“Mulher precisa ser vista para que possamos existir e tocada para que possamos viver, amada para que possamos saber que estamos vivos. É a mente fértil que me faz ver que, na explosão de hormônios, dada a variação de humor, se tem uma nova mulher todos os meses e quase todos os dias. Não ver isso é não ser, mas apenas ter. A noite só teve sentido por sua causa e o dia me dá sentido à minha causa: você!” Mulher, parabéns! Na ocasião, foram homenageados os aniversariantes do mês e apresentados os novos colaboradores.