Logística Empresarial no Assistente Administrativo - Inventário de Estoques

Os educandos do curso Assistente Administrativo realizaram atividade prática relacionada à gestão e acompanhamento dos estoques.
 
A gestão de estoques é uma área de muita importância nas empresas. E o inventarista é o responsável por fazer o levantamento de quais e quantos bens estão nos estoques da companhia. Portanto, o inventário de materiais é um aspecto essencial e não deve, de forma alguma, ser deixado de lados pelos gestores (Fonte: Logística Descomplicada).
 
Na atividade prática desta semana, os educandos realizaram a simulação do acompanhamento de um estoque de produtos, realizando a conferências nas salas dos cursos da instituição, sendo que estas estão dispostos nas proximidades. Um dos educandos comentou que esta "é uma forma de visualizar o processo logístico na prática, ao invés de apenas copiarmos textos e exemplos verbais".
 
O que é o inventário de materiais? O inventário é a atividade por meio da qual os gestores realizam a contagem e conferência de todos os materiais disponíveis em estoque e checam os resultados, comparando-os às quantidades informadas no controle — que pode ser feito por meio de planilhas ou softwares de gestão. Qual é a importância do inventário na gestão de estoques? Fazer um inventário nada mais é do que listar todos os bens armazenados na empresa ou em depósitos pertencentes a ela.
 
Mas por que essa listagem é tão importante? Destaca-se o principal motivo: um bom inventário é capaz de reduzir os custos e evitar desperdícios. Ao quantificar exatamente quantos produtos há em seu estoque, o gestor evita comprar matéria-prima de forma excessiva, já que os pedidos aos fornecedores são feitos de acordo com a demanda. Além disso, com o inventário em dia, é possível identificar desvios e trabalhar para evitá-los. Se a relação de produtos do inventário físico estiver em desconformidade com o contábil, será mais fácil descobrir extravios, furtos e obsolescências.