Há 57 anos educando semeando esperança


Atento às necessidades da comunidade, inspirado na Pedagogia Calabriana, o Calábria desenvolve ações que transformam positivamente a realidade de crianças, adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade. Atua de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, executando projetos nos três níveis de Proteção Social: Básica, Especial de Média Complexidade e Especial de Alta Complexidade.

Educação Integral Construindo Futuros


O Projeto Construindo Futuros é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Educação Profissional São João Calábria com o objetivo de oportunizar a iniciação para o trabalho, beneficiando estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, no turno inverso escolar. São ofertados aos jovens oficinas de: Mídias Sociais, Informática com Ênfase em Auxiliar Administrativo, Manutenção Tecnológica e Padaria. {saiba mais} encurtador.com.br/xAGPS

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende crianças e adolescentes, entre 06 e 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, no turno inverso escolar e oriundos da região Centro-Sul de Porto Alegre. Tem como objetivo promover o fortalecimento de seus vínculos sociais, familiares e comunitários, que oportuniza um ambiente seguro e oportuna para a convivência e o desenvolvimento pleno, através de oficinas socioeducativo-pedagógicas.

Educação Integral Saberes da Esperança


O Projeto Saberes da Esperança desenvolve atividades que propicia às crianças e aos adolescentes vivências ricas e variadas, abrangendo diferentes áreas do conhecimento. Contribui, de forma significativa, para a inclusão e promoção social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre, através da oferta de atividades que representem a efetivação de seus direitos fundamentais. O atendimento dá-se no turno inverso escolar.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Trabalho Educativo


O SCFV Trabalho Educativo atende adolescentes entre 15 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, no turno inverso escolar e oriundos da região Centro Sul de Porto Alegre. Oportuniza aos beneficiários atividades que favorecem o exercício de perceber o conjunto de nossa sociedade e suas características, tais como: espaços culturais, universo do trabalho, família, projeto de vida, comunidade, política, direitos e deveres. Atualmente são três modalidades de Trabalho Educativo: Oficina de Artesanato, Informática e Lanches Rápidos

Centro Dia do Idosos


Atendimento especializado a pessoas idosas com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos. O serviço busca promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Está localizado no bairro Camaquã, em Porto Alegre/RS. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, por meio de parceria firmada com a Fundação de Assistência Social e Cidadania do Município de Porto Alegre/RS (FASC).

Casas-lares de Crianças


Serviço de acolhimento institucional na modalidade Casa-lar destinado a crianças e adolescentes sob medida de proteção aplicada pelo Poder Judiciário em situação de risco com vínculos familiares rompidos. Ocorre em seis unidades residenciais localizadas em Porto Alegre/RS onde essas são acolhidas, cuidadas e acompanhadas por pais sociais (casal residente) e equipe técnica multidisciplinar até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou o encaminhamento para família substituta. O acolhimento institucional ocorre em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania do Município de Porto Alegre/RS (FASC). O atendimento é ininterrupto.

PPCAAM


Instituído pelo Governo Federal em 2003 e regulamentado pelo Decreto Federal n. 6.231/2007 e Decreto Estadual n. 53.675, o PPCAAM visa a preservar a vida de crianças e adolescentes sob ameaça de morte iminente. No Rio Grande do Sul é executado pelo Calábria em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) desde 2013. O Programa tem por finalidade acolher e proteger crianças e adolescentes e seus familiares expostos à grave ameaça e encaminhá-los à rede de proteção. Conheça ainda mais o programa clicando nessa caixa de texto e acessando nosso PDF interativo com perguntas e respostas

Ação Rua


Criado em 2007 pela Prefeitura de Porto Alegre/RS o programa tem por objetivo a abordagem social de pessoas em situação de rua na capital. O Calábria é um dos núcleos que executa o programa na Região Sul/Centro Sul com uma equipe multidisciplinar, que atua em locais de intensa circulação promovendo a identificação a abordagem e a inserção na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas para garantia dos direitos.
  • Candido Fernando Walter
    "Estudei na escola de 1986 até 1988. Fazia o curso de mecânica automotiva e, muito mais do que aprender uma profissão, aprendi também os valores importantes para a vida"
    Candido Fernando Walter
  • Kathia Oliveira
    "Meus filhos passaram por lá e fizeram curso. Hoje são homens honrados e de bem. Meu neto agora está lá no projeto e está adorando"
    Kathia Oliveira
  • Lauro Gaucho
    "Muito bom. Tenho minha profissão graças a está instituição"
    Lauro Gaucho
  • Gisele Varani
    "Maravilhoso local de inclusão e educação profissional"
    Gisele Varani
  • Jaqueline Souza
    "Um lugar muito acolhedor para crianças e adultos! profissionais competentes e muito responsáveis!!"
    Jaqueline Souza

Faça parte da nossa rede.

Cadastre-se e receba novidades.

    Receba a nossa NEWS

    Clique no LINK abaixo, assine e fique por dentro do que acontece na nossa instituição. :) 

    É GRATUITO
    RECEBER NEWS
    close-link
    Assinar NEWS