Projetos Sociais

Os Projetos Sociais são iniciativas individuais ou coletivas, que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades. Atento às necessidades da comunidade, inspirado na Pedagogia Calabriana, e apostando em uma sociedade que se mobiliza, o Calábria busca desenvolver ações que transformem positivamente a realidade de crianças adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade. Atua de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, executando projetos nos três níveis de Proteção Social: Básica, Especial de Média Complexidade e Especial de Alta Complexidade.

 

Proteção Social Básica

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS / SCFV

SCFV / 6 a 15 anos: espaço de proteção e formação para a participação e cidadania, com vistas ao protagonismo e à autonomia, a partir da descoberta das potencialidades. Pautado em experiências lúdicas, culturais e esportivas, tem como formas de expressão, a interação, a aprendizagem e a sociabilidade. Desenvolve-se em Porto Alegre em três espaços:

1. Centro de Cuidados São João Calábria - CCSJC (bairro Vila Nova) 
2. Centro de Cuidados Nossa Senhora de Fátima- CCNSF (bairro Bom Jesus)
3. Centro de Referência em Assistência Social - CRAS Centro Sul (bairro Cavalhada) 
 

SCFV / 15 a 17 anos: espaço de convivência com foco no trabalho educativo, no fortalecimento familiar e comunitário; contribui para o retorno e/ou permanência na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a participação cidadã e a formação geral para o mundo do trabalho; desenvolve-se no bairro Vila Nova, em Porto Alegre/RS. 

Os atendidos pelo SCFV são encaminhados especialmente pelos Centros de Referência (CRAS) e (CREAS). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, por meio de parceria firmada com a Fundação de Assistência Social e Cidadania do Município de Porto Alegre/RS (FASC). 
 
 

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Projeto Saberes da Esperança: a educação integral representa a opção por uma proposta educativa integrada em sintonia com as necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes vistos como cidadãos de direitos em todas as suas dimensões. Ocorre por meio do projeto Saberes da Esperança no bairro Vila Nova em Porto Alegre/RS no contraturno escolar. São oferecidas oficinas socioeducativas e pedagógicas contemplando atividades de letramento (língua portuguesa), numeração (matemática), esportes, inclusão digital, teatro e música. O projeto Saberes ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre/RS (SMED).

 

Proteção Social Especial de Média Complexidade

ABORDAGEM SOCIAL
 

Programa Ação Rua: Criado em 2007 pela Prefeitura de Porto Alegre/RS o programa tem por objetivo a abordagem social de pessoas em situação de rua na capital. O Calábria é um dos núcleos que executa o programa na Região Sul/Centro Sul com uma equipe multidisciplinar, que atua em locais de intensa circulação promovendo a identificação a abordagem e a inserção na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas para garantia dos direitos. 

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A PESSOAS IDOSAS

 

Centro Dia do Idoso / CDI: atendimento especializado a pessoas idosas com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos. O serviço busca promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Está localizado no bairro Camaquã, em Porto Alegre/RS. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, por meio de parceria firmada com a Fundação de Assistência Social e Cidadania do Município de Porto Alegre/RS (FASC). 

 

Proteção Social Especial de Alta Complexidade

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
 

Casas-lares para crianças e adolescentes: serviço de acolhimento institucional na modalidade Casa-lar destinado a crianças e adolescentes sob medida de proteção aplicada pelo Poder Judiciário em situação de risco com vínculos familiares rompidos. Ocorre em seis unidades residenciais localizadas em Porto Alegre/RS onde essas são acolhidas, cuidadas e acompanhadas por pais sociais (casal residente) e equipe técnica multidisciplinar até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou o encaminhamento para família substituta. 

Casas-lares para idosos: serviço de acolhimento institucional na modalidade Casa-lar (espaço residencial) para idosos com 60 anos ou mais com vivência em situações de rua e de abandono a fim de garantir sua proteção integral. Proporciona a convivência do idoso com a comunidade contribuindo para sua participação, interação e autonomia utilizando sempre que possível a rede de serviços local. Conta com acompanhamento de equipe técnica capacitada. 

O acolhimento institucional ocorre em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania do Município de Porto Alegre/RS (FASC). O atendimento é ininterrupto. 
 
 

ENFRENTAMENTO DA LETALIDADE INFANTO-JUVENIL

 

Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte RS / PPCAAM: instituído pelo Governo Federal em 2003 e regulamentado pelo Decreto Federal n. 6.231/2007 e Decreto Estadual n. 53.675, o PPCAAM visa a preservar a vida de crianças e adolescentes sob ameaça de morte iminente. No Rio Grande do Sul é executado pelo Calábria em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) desde 2013. O Programa tem por finalidade acolher e proteger crianças e adolescentes e seus familiares expostos à grave ameaça e encaminhá-los à rede de proteção. 

Informe-se!